Livros

Literatura Infantil e Juvenil


Eu sou um andarilho. De um livro para outro.

De uma escola para outra. De um evento para outro.

De um projeto para outro.

Sempre com poesia e livros na bagagem.


Já publiquei 6 dezenas de livros de Literatura Infantil e Juvenil, repartidos entre a poesia, a narrativa e as formas breves, em editoras como a

Trinta-por-uma-linha,

Porto Editora,

Acento Tónico,

Opera Omnia,

Terramar, entre outras.


Para conhecer, em detalhe, o meu trabalho como poeta e escritor, consulta:

https://joaomanuelribeiro.pt/


Testemunhos sobre a obra

Uma espécie de rica seiva poética


"A variedade de géneros e de registos que [JMR] entretanto publicou esclarecem acerca da versatilidade de um poeta que, sempre que pode, regressa, com múltiplas variações, ao formato inaugural, aquele que lhe assenta como uma luva.

E quem, como eu, teve oportunidade de observar a interação do autor com grupos de crianças muito pequenas, brincando com a língua e as palavras, fazendo e vivendo poesia, percebe como essa é a sua linguagem de excelência, uma espécie de rica seiva poética que alimenta todos os outros géneros.


Ana Margarida Ramos

Cordas temáticas e formais


(...) Do jogo linguístico e do tributo ao património literário oral até ao humor, passando pela matemática, pela pontuação e pelo alfabeto, pela natureza e pelo bestiário, mas também pela cidadania, muitas foram as cordas temáticas, além das formais, que, já o disse, o poeta tangeu, na sua busca infatigável. Uma busca que talvez possa ser traduzida pelo que se lê num dos seus poemas mais breves: “Só os poemas sabem / o que os poetas / dizem ocultar” (Burburinhos/Rumbles: haikus/haikai, 2015).


José António Gomes

Uma escrita profunda e filosófica


A obra de João Ribeiro caracterízase por ofrecer unha escritura profunda, filosófica, sen concesións pero que chega a todo tipo de lector para enriquecelo. Son exemplos especiais para os galegos e casteláns as obras recentemente traducidas ás nosas linguas da man da Editorial Hércules de Ediciones realizadas pola tamén investigadora e creadora Ánxela Gracián, como son Meu avo rei das pequenas cousas e O señor Pésimo e o Máximo que foron moi ben acollidas por crítica e lectorado, pois mesmo traspasaron as fronteiras ibéricas para chegar a Italia e a Eslovenia, por exemplo.


Blanca-Ana Roig Rechou

João Manuel Ribeiro

© 2021| Escrita Criativa