Oficinas de Escrita Criativa

Em Municípios: Baião, Amarante e Cinfães

Escrita Criativa”: implementação e desenvolvimento projeto “O Sabor das Palavras”, no Município de Baião, de 2018 a 2022, com todas as turmas do 4.º e 6.º anos.


Escrita Criativa”: implementação e desenvolvimento projeto “O Sabor das Palavras”, no Município de Amarante, de 2019 a 2022, com todas as turmas do 4.º e 6.º anos.


Escrita Criativa”: implementação e desenvolvimento projeto “Pensar e Sentir as Palavras”, no Município de Cinfães, em 2022, com todas as turmas do 4.º ano.

Em Bibliotecas Municipais

Em Ílhavo

Em Livrarias


Livraria.velhotes [V. N. de Gaia]

Testemunhos

Oficina de escrita criativa "O sabor das palavras"


A oficina de escrita criativa "O sabor das palavras", dinamizada pelo escritor João Manuel Ribeiro, revelou ser uma atividade muito interessante. De uma forma muito simples e motivadora, apelando ao uso das próprias vivências/experiências dos participantes, os alunos foram levados a reconhecer as diferentes partes constituintes de uma história e a perceber a sua importância na organização da mesma.

Na vertente mais prática desta atividade, a metodologia utilizada para ajudar os alunos a construir a sua própria história, partindo de um "esqueleto" comum, foi inspiradora. Por um lado, foram fornecidas, aos professores, ferramentas úteis para tornar mais fácil o desenvolvimento do trabalho no domínio da escrita; por outro lado, permitiu que os alunos elaborassem um texto, desenvolvendo-o a partir de uma multiplicidade de escolhas, tornando-o individual e "à medida de cada um".

Todos os alunos foram bem-sucedidos na realização da tarefa, incluindo aqueles que revelam ainda algumas dificuldades na escrita, e o entusiasmo por eles demonstrado na apresentação do resultado final foi bem visível.


Laura Silva

professora de turma do 3.º ano da Escola Básica de Travanca

(AE Loureiro, Oliveira de Azeméis)

Oficina de escrita criativa “Receita para escrever histórias”.


No dia 25 de fevereiro a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Loureiro recebeu o escritor João Manuel Ribeiro que dinamizou a oficina de escrita criativa intitulada “Receita para escrever histórias”.

Num ambiente acolhedor e interativo, os alunos descobriram os ingredientes essenciais para escrever uma história e aqueles que não o sendo enriquecem a narrativa. Descobriram ainda que podem existir diferentes modos de preparação, tudo depende da forma como misturamos os ingredientes com as nossas vivências, o nosso saber e a nossa imaginação sempre com uma “pitada” de fantasia.

A sessão de escrita criativa foi bastante interessante e enriquecedora tendo conseguido cativar e envolver os alunos na construção de uma história inesperada a partir de pistas pré definidas.

Os professores tiveram oportunidade de aprender uma técnica de escrita criativa que passará certamente a integrar na sua prática pedagógica.


Adília Damas, Elisa Silva, Marlene Moreira e Zita Antunes

Professoras de turmas do 3º e 4º ano da Escola Básica de Loureiro

(AE Loureiro, Oliveira de Azeméis)

A magia da escrita

Nos últimos anos temos tido o prazer de partilhar com o João Manuel Ribeiro algumas emoções à roda das palavras.

Nós, docentes, e eles, os alunos, todos escreventes, todos participantes na magia de transformar o mundo em palavras.

Nas muitas sessões que partilhámos, com as mais diversas turmas, ficámos mais ricos, mais sabedores, mais metódicos com a experiência do João neste universo da escrita criativa que, a pretexto de tudo e de nada, com mestria, produzia pequenas histórias.

A magia da escrita revela-se nos breves textos que fomos produzindo, enquadrados por diversos temas e, este ano, com total liberdade para a imaginação.

Escrever, assim, sem a pressão da avaliação ou as instruções precisas de uma produção textual com tempo marcado, dá outro sabor às palavras.


Maria Idalina Medeiros e Alexandre Correia.

Docentes de Português,

no Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião

Março de 2022

João Manuel Ribeiro

© 2021| Escrita Criativa